O Brasil é o país com maior riqueza de espécies do mundo. Ou seja, nosso país abriga muitos diferentes tipos de formas de vida. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, são quase de 104 mil espécies de animais e 43 mil espécies de plantas catalogadas no país.
Já imaginou tanta diversidade? Pois é, e ela é nossa! Isso significa que temos uma enorme responsabilidade na conservação da biodiversidade do planeta. Mas o que conhecemos da nossa biodiversidade? Algumas pesquisas mostram que as pessoas que vivem por aqui conhecem melhor os animais da África, como leões, girafas e elefantes ou da Ásia, como os tigres e o urso panda, do que os animais brasileiros, como a onça, o lobo guará, o tamanduá, a arara e o tatu. E o que há de errado nisso? Não há nada de errado em conhecer os animais de outras partes do mundo, isso é ótimo! Porém, conhecer a nossa própria fauna nos aproxima das questões ambientais locais e dá mais sentido para nosso envolvimento com a conservação. É bem mais fácil pensar qual é a nossa responsabilidade na conservação do lobo-guará, que vive no cerrado aqui do lado de casa do que pensar o que eu posso fazer para manter a população de ursos panda na China, certo? É por isso que é importante que as plantas e os animais brasileiros apareçam na mídia e nos materiais didáticos! Nos últimos tempos parece que mais gente anda se preocupando com isso e temos visto um aumento de publicações que valorizam a biodiversidade brasileira. Da próxima vez que você for comprar um livro de natureza para uma criança, nossa sugestão é que você repare em que animais e plantas aparecem por lá e dê preferência para a nossa fauna e flora! E se você é educador(a), tem motivo de sobra para procurar exemplos e planejar atividades com nossos próprios bichos e plantas! Concorda?
Guia de atividades de Educação Ambiental para a Conservação da Biodiversidade
A figura aí em cima é parte da capa deste livro: Guia de Atividades de Educação Ambiental para a Conservação da Biodiversidade, organizado por Camila Martins e Haydée Torres de Oliveira. A Camila faz parte da nossa equipe e desenvolveu um lindo trabalho com professoras do ensino fundamental para a construção deste material. Além disso, a capa foi desenhada pela nossa artista, Edna Kunieda, e bordada pela Estela Silva, do Raízes do Café, um empreendimento de economia solidária de São Carlos - SP. Ou seja, é puro amor, educação e criatividade! Se você conhece alguém que vai curtir, fique à vontade para espalhar o livro por aí!
Para baixar o livro, clique aqui.
Comments