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Foto do escritorbrunapatrizzi

O papel da educação ambiental no relacionamento com comunidades impactadas por grandes empresas

Atualizado: 1 de fev. de 2023

Olá, tudo bem?


Você sabe qual é o papel da educação no licenciamento ambiental?


Empreendimentos que geram grandes impactos negativos e precisam de licenciamento ambiental têm a obrigação legal de realizar ações para prevenir, mitigar ou compensar os impactos socioambientais que causam no seu território de abrangência.


Entre essas ações, estão os Programas de Educação Ambiental. O Ibama e os órgãos fiscalizadores estaduais têm cobrado cada vez mais que a educação ambiental em processos de licenciamento seja feita com foco no relacionamento com comunidades.


Muitas vezes as empresas optam por trabalhar com grupos escolares, porque são mais fáceis de mobilizar e engajar em ações educativas. Mas o papel da educação ambiental no licenciamento é formar as pessoas para participarem da gestão socioambiental de seu território de forma qualificada. Ou seja, esse trabalho precisa ser feito com pessoas adultas que tomam decisões sobre onde e como vivem.




Mas aí vem a pergunta: como fazer isso? Como devemos realizar projetos de educação ambiental com pessoas adultas, que não estão facilmente organizadas em uma escola?


Em primeiro lugar, para fazer uma educação ambiental de qualidade no licenciamento nós precisamos de mudanças de postura.


Nós precisamos levar o relacionamento com as comunidades a sério. E, muito mais do que isso, encarar as comunidades como parceiras na busca pela sustentabilidade. Elas não podem ser entendidas como um problema. Muito menos como inimigas.


Essa mudança de entendimento precisa estar em todos os setores da empresa, desde os cargos de alta gestão até, e principalmente, quem está no campo, em contato direto com as pessoas.


Isso porque as pessoas que fazem parte dessas comunidades sabem. Elas percebem quando nós as consideramos um problema. Elas sentem quando as consideramos como inimigas. Porque mesmo sem perceber, nossas atitudes refletem a nossa compreensão deste relacionamento. Pense em como você trata diferente uma parceira e um problema.


Quando nós abraçarmos essa parceria, vamos encontrar soluções conjuntas e agir em direção à sustentabilidade.


Outro ponto que precisamos destacar é sobre o que é, de fato, educação ambiental. Muitas pessoas têm uma ideia equivocada e relaciona a educação ambiental apenas com fazer um certo número de palestras em escolas, distribuir uma quantidade de panfletos de casa em casa ou fazer oficina de reciclagem. E a educação ambiental é muito maior do que isso.


As pesquisas mais atuais da educação ambiental nos mostram a importância do diálogo, a importância de ouvir as comunidades e construir junto com elas as soluções. E assim nós conseguimos chegar no relacionamento de parceria que nós precisamos.


Tem que ser mais do que chegar no território com uma solução pronta, de nós para a comunidade. A comunidade precisa ter o direito a espaços de fala, a ter sua voz ouvida e considerada na construção das soluções.


Então, vamos deixar aqui uma última provocação: nós precisamos de pessoas qualificadas trabalhando com as comunidades. Que sabem que fazer educação ambiental é mais do que apresentar conteúdos científicos em palestras ou cartilhas. Nós precisamos garantir que quem está lidando com as comunidades tenha formação para isso. E que tenha na sua prática profissional o entendimento dessa parceria que nós precisamos criar com as comunidades.


Essas foram algumas ideias que apresentamos no painel Gestão de Impactos Sociais no LASE promovido pela VIEX no final do ano passado www.viex-americas.com/eventos/lase/. A discussão que se seguiu após a apresentação das e dos painelistas foi muito rica.





Ficou bastante claro para todas as pessoas presentes que investir em educação ambiental e no bom relacionamento com as comunidades é bom para todas as pessoas e instituições envolvidas no processo de licenciamento.


E você, o que pensa sobre esse tema? Quais são as suas experiências em diálogo com as comunidades afetadas por grandes empreendimentos?


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